quarta-feira, maio 25, 2005

Casamento

Muito bem, finalmente vou escrever um artigo sério :)
Quanto ao casamento, toda a gente sabe que existe há muito tempo, muitos séculos, mesmo antes da Grécia Antiga as pessoas já se uniam para fazerem uma vida em comum.... Mas o casamento romântico só aparece no séc. XIX, a mulher procura o príncipe encantado, o marido dedicado e fiel. O homem procura a mulher encantadora, inteligente e sincera. Até aqui tudo bem.
O problema é que, actualmente, as pessoas olham de forma diferente para o matrimónio e temos de admitir que é uma instituição que a cada dia que passa é vista com maus olhos por uns e ânimo leve por outros ( que é posição a reprovar). Embora haja uma explicação não se quer aqui justificar aqueles casamentos que duram 1, 5 ou 7 anos!
Quero apenas realçar um aspecto que ninguém se lembra. É que temos de ver que nos tempos em que o casamento apareceu a esperança média de vida devia rondar quase os 30 anos de idade e, nesse tempo, a frase "...até que a morte nos separe" era bem diferente, assumia um outro significado. As pessoas casavam aos 16, 18 anos o que dava 10 a 12 anos de casamento. Actualmente, a esperança média de vida está a cima dos 75 ou 80 anos: pensem bem, até que a morte nos separe é, agora, muito mais tempo. As pessoas, irresponsavelmente, muitas vezes nem pensam no que prometem ou mesmo se devem casar com aquela pessoa, o que torna as coisas um bocado difíceis para ambos depois de casados, por isso vemos casamentos com uma vida longuíssima: 6 meses, 1 ano, 2 anos... :)