sábado, julho 21, 2007

Quem disse que iamos ser só nós a pagar a OTA e o TGV?!?!

"Governo apresenta hoje candidatura a financiamento de 850 milhões de euros para TGV e novo aeroporto

O Executivo de Sócrates apresenta hoje, em Bruxelas, a candidatura a um financiamento comunitário de 850 milhões de euros para o projecto de alta velocidade (TGV) e o novo aeroporto de Lisboa, projectado para a Ota.

DE

Dos 850 milhões de euros, 600 milhões serão para o financiamento da rede de alta velocidade, enquanto os restantes 250 milhões serão aplicados na construção de acessibilidades ao futuro aeroporto, conforme explicou à Lusa fonte oficial do Ministério das Obras Públicas,

No que respeita à linha de alta velocidade, as candidaturas ao programa Redes Transeuropeias de Transportes para as ligações Évora/Merida, na linha Lisboa/Madrid, e Ponte de Lima/Vigo, na linha Porto/Vigo - os troços fronteiriços -, serão entregues em conjunto com Espanha.

Quanto ao novo aeroporto, fonte do Ministério tutelado por Mário Lino disse à Lusa que "o projecto que será apresentado aponta para a construção do aeroporto na Ota, pois é o projecto que já foi entregue em Bruxelas e é o único para o qual temos [Governo] toda a documentação e estudos necessários".

A eventual alteração da localização do futuro aeroporto, exigirá, segundo explicou, "readaptar e renegociar com Bruxelas o novo projecto".

O projecto de alta velocidade português e a construção do novo aeroporto, são dois dos trinta projectos "prioritários" apresentados pelo conjunto dos países da União Europeia (UE).

No conjunto, o programa Redes Transeuropeias de Transporte (2007-2013) vai atribuir um total de 5 mil milhões de euros, que serão distribuídos pelos 30 projectos apresentados pelos 27 países da UE."

Retirado de:
http://de.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1018660.html